Mock Draft - 2017
Defensive end ou guard no primeiro round? Qual é o real interesse da equipe em Forrest Lamp e Derek Rivers? Fazer uma trade up? A pouco menos de seis dias do Draft, essas são algumas das várias perguntas que surgem enquanto a ansiedade aumenta. Com o início marcado para esta quinta-feira, às 21h, e o final no sábado, o evento importante da pré-temporada da NFL acontecerá nas escadas do Philadelphia Museum of Art e decidirá o futuro no futebol americano profissional dos principais atletas do College Football.
Após duas classes de extremo sucesso, Dan Quinn chega neste ano com muitas expectativas e com poucas mas cruciais necessidades a serem atendidas. Tendo seis escolhas à disposição, a equipe precisa especialmente de um guard e um defensive end, também tendo necessidades nas posições de linebacker e safety, como abordamos neste post. Considerando isso, apresentamos a versão 2017 do nosso “Mock Draft”, onde faremos as previsões sobre quais serão as escolhas da franquia. Apesar de Thomas Dimitroff ter declarado que há opções para subir de posição, iremos desconsiderá-las; no entanto, advertimos: há chances reais disto acontecer, inclusive a opinião do que vos fala é de que uma trade back caso Forrest Lamp não esteja disponível no primeiro round seria uma ótima opção. Quanto às escolhas, elas serão baseadas no desempenho de cada atleta, as carências do elenco e o grau de interesse dos Falcons – especialmente as visitas e treinos privados -, portanto, quem acreditamos que o time selecionará e não quem gostaríamos.
Sem mais delongas, chegou a hora de assumir o lugar de Dimitroff e decidir quem serão os rookies que irão reforçar a equipe:
1º round (pick nº 31): DE Jordan Willis – Kansas State
Vic Beasley fez uma temporada memorável em 2016 e tem tudo para manter o mesmo nível neste ano, mas depender de um único jogador para carregar o pass rush da equipe nas costas é algo que Atlanta simplesmente não pode contar com. Para suprir esta necessidade, selecionar um defensive end é uma das maiores prioridades neste Draft.
Considerando que Lamp, provável principal nome no draft board dos Falcons, não esteja disponível neste ponto do primeiro round, resta o time focar em jogadores defensivos. Jordan Willis era visto como um prospect de segundo round, mas seu stock vem subindo muito devido aos seus atributos físicos. Com uma alta produção por Kansas State para sustentar os excelentes números no Combine, Willis possui muita explosão e persistência, nunca desistindo das jogadas, características que resultaram em 26 sacks em quatro temporadas. O mau uso das mãos e a ocasional falta de postura ao tentar passar pela marcação são falhas que podem facilmente ser corrigidas pelo staff dos Falcons.
Keanu Neal desta classe, Jordan pode talvez ser escolhido no top 15 do segundo dia do evento, mas tendo em conta o seu potencial, garanti-lo já na pick 31 é opção mais segura para a equipe. O jogador deve assumir a titularidade como LEO e sua adição dará muita versatilidade a defesa, que poderá apresentar diversas formações com Beasley e Rivers.
Altura: 1,93 m;
Peso: 112 kg;
Encontro com a equipe: sim (treino privado);
Outras opções: DE Derek Rivers, LB/DE Tyus Bowser, DE Takkarist McKinley, DE Charles Harris e LB/DE T.J. Watt.
2º round (pick nº 31): S Budda Baker - Washington
Muitos analistas preveem a escolha de um guard nesta posição. No entanto, sem Lamp - o único a nível de primeiro round – e considerando a escassez da posição, é plausível que os Falcons não vejam Dan Feeney, Dion Dawkins, Dorian Johnson e Antonio Garcia como adições melhores que Wes Schweitzer e Hugh Thornton, deixando a pick para algum atleta de maior potencial. Por outro lado, apesar de ter apresentado uma grande evolução na posição e feito uma sólida temporada no ano passado, Ricardo Allen – que curiosamente renovou por apenas um ano - não é uma unanimidade em Atlanta, além da equipe ter movido permanentemente Ishmael de posição, argumentos que trazem a possibilidade de um novo safety vindo do Draft.
Analisando a classe, é impossível não dizer que Baker é a cara da franquia do estado da Georgia. Instintivo e explosivo, o jogador possui um estilo de jogo parecido com o de Tyrann Mathieu, dos Cardinals, algo que cairia perfeitamente na defesa fast and physical de Dan Quinn. Ainda que muitos o avaliem como um pouco baixo para a posição, não acredito que isso será um problema para ele na NFL, já que possui a mesma altura que Earl Thomas, por exemplo, e todos sabemos ela não afeta na importância do mesmo para a defesa de Seattle.
Altura: 1,78 m;
Peso: 88 kg;
Encontro com a equipe: sim (treino privado);
Outras opções: S/LB Jabrill Peppers, S Josh Jones, S Justin Evans, S Marcus Williams, S Marcus Maye e DE Tanoh Kpassagnon.
3º round (pick nº 31): DT Dalvin Tomlinson – Alabama
Como falamos no post sobre as necessidades para este Draft, a equipe não possui urgência na posição de defensive tackle. No entanto, com Poe tendo assinado por apenas um ano e Hageman terminando seu contrato de rookie ao final da temporada, aproveitar-se da profunda classe da posição neste ano e trabalhar um jogador para 2018 seria excelente para a franquia.
Com uma ética de trabalho e desempenho acadêmico impecável, Tomlinson pode ser um dos grandes steals desse Draft. Fisicamente, o jogador é muito forte, destacando-se contra o jogo terrestre. A única preocupação fica por parte uma ruptura do ACL em cada joelho, apesar de que Dalvin manteve-se saudável desde a última lesão, em 2013.
Altura: 1,91 m;
Peso: 140 kg;
Encontro com a equipe: sim (Combine e visita local);
Outras opções: OLB Duke Riley, DT Larry Ogunjobi, DT Jaleel Johnson, DE Ryan Anderson, DE Tarell Basham, DT Carlos Watkins, DE Carl Lawson, G Isaac Asiata e OT/G Antonio Garcia.
4º ROUND (PICK Nº30): LB Duke Riley – LSU
Reserva de Deion Jones, Riley atuou somente uma temporada pelos Tigers antes de se tornar elegível para o Draft. Com atributos parecidos com os do atual inside linebacker dos Falcons – que fez uma temporada de calouro excepcional -, o jogador encaixa-se perfeitamente na posição de WILL, já que é atlético tanto para atuar na cobertura quanto contra o jogo corrido.
Riley é visto como um atleta de terceiro round ou início do quarto, mas devido a profundidade da classe, a falta de experiência do jogador e sua estatura um pouco abaixo da média, não é nada impossível vê-lo livre a essa altura. Outro cenário é uma possível trade up em busca do linebacker, já que a equipe mostrou muito interesse nesse período pré-Draft.
Altura: 1,83 m;
Peso: 105 kg;
Encontro com a equipe: sim (Senior Bowl, Combine e treino privado);
Outras opções: LB Tanner Vallejo, OLB Jalen Reeves-Maybin, RB Brian Hill, OT/G Aviante Collins, CB Howard Wilson
5º ROUND (PICK Nº30): G/OT Aviante Collins – TCU
Finalmente o tão esperado guard da classe deste ano. Collins possui um grande potencial, tendo feito um ótimo Combine ao correr o 40-yard dash em 4.81 segundos - tempo bastante baixo para a posição -, no entanto, contrariando a necessidade da equipe na posição, está longe de estar pronto para a NFL.
Assim como Wes Schweitzer no ano passado, o jogador precisa evoluir tecnicamente e ganhar mais experiência contra jogadores de linha defensiva mais qualificados; em adição, um trabalho de ganho de força e peso é essencial para que possa enfrentar os bull rushers da liga. Caso não consiga permanecer internamente, poderá tornar-se o swing tackle que Atlanta também precisa, já que atuou como left e right tackle em TCU.
Altura: 1,93 m;
Peso: 105 kg;
Encontro com a equipe: sim (treino privado);
Outras opções: CB Howard Wilson, TE Jonnu Smith, OT/G Eric Smith, OT/G Taylor Gadbois, OT/G Jermaine Eluemunor.
7º ROUND (PICK Nº31): WR Robert Davis – Georgia Southern
Se no início as necessidades falam mais alto, no final a única coisa a se considerar é o potencial. Atlanta não precisa de recebedores, mas Davis pode se tornar em uma grata surpresa. O jogador possui o tamanho perfeito para a NFL e teve um grande desempenho no Combine; dentro de campo, Robert anotou 222 recepções para 3391 jardas e 17 touchdowns em quatro temporadas.
Altura: 1,91 m;
Peso: 99 kg;
Encontro com a equipe: sim (visita local);
Outras opções: WR Isaiah McKenzie, OLB/DE Keion Adams, TE/WR Jason Croom, OT Sam Tevi, OT/G Greg Pyke, OT/G Tyler Catalina.