Análise do Draft - 2015
Após vários mock drafts, highlights assistidos e muita ansiedade, finalmente descobrimos quais são os jogadores que vieram do College Football e irão reforçar os Falcons. Mas afinal, quem são eles? Quais são as suas principais características e até que ponto poderão ajudar a equipe nesta temporada?
Nós do Dirty Bird Brasil iremos responder estas e outras perguntas ao analisar por completo cada escolha feita no Draft deste ano. Confira tudo sobre os novos atletas que irão vestir a camisa de Atlanta:
1º ROUND / PICK Nº 8 – DE/OLB VIC BEASLEY – CLEMSON
Esta escolha foi um sonho que virou realidade para os torcedores e a diretoria. O jogador era esperado para ser escolhido no top 5, mas a queda de Leonard Williams – o melhor defensive tackle do Draft - fez com que ele estivesse disponível para Atlanta.
Os Falcons precisavam urgente de pass rushers, especialmente um que pudesse assumir a posição de LEO na defesa de Dan Quinn, e Beasley encaixa-se perfeitamente nessas descrições. O jogador possui um físico excelente, com muita força, velocidade, agilidade e explosão. A prova disto foram os testes feitos nos laboratórios do Sport Science, onde ficou provado que ele acelera para 30,5 km/h em apenas 2,75 segundos, sendo mais rápido que o wide receiver/kick returner Cordarrelle Patterson em uma corrida de 10 jardas.
Vic ainda precisa ganhar alguns quilos de massa muscular e melhorar sua técnica contra o jogo corrido, mas não há dúvidas de que ele chega para assumir a posição de titular. Além da parte técnica, o jogador deverá mostrar muita paixão dentro de campo, já que nasceu em Adairsville – Georgia e declarou ter crescido como torcedor dos Falcons.
Idade: 22 anos
Altura: 1,91 m
Peso: 112 kg
40-yard dash: 4,53s
Supino: 35 repetições com 102 kg
Nota para a escolha: A+/10
Vídeo:
2º ROUND / PICK Nº 10 – CB JALEN COLLINS – LSU
Certamente a escolha mais polêmica dos Falcons. Collins foi considerado para muitos um cornerback de 1º round e é extremamente atlético, possuindo altura e força, o tipo físico preferido de Dan Quinn para seus defensive backs.
Mas o que há de tão polêmico nisso? A falta de experiência, extracampo e uma pequena lesão no pé direito. O jogador atuou apenas 10 jogos como titular por sua faculdade, já caiu em três antidopings pelo uso de maconha e sofreu uma pequena fratura durante o Combine (segundo o próprio, ele passou por uma cirurgia e inclusive já voltou a treinar).
O potencial de Jalen é inegável, mas ele precisará de tempo para evoluir e é provável que não tenha tanto destaque nesta sua primeira temporada. Quanto ao problema com drogas, o atleta afirmou que infelizmente tomou péssimas decisões e se envolveu com más companhias no início de sua carreira no College Football, mas que agora está focado nesta nova fase da carreira.
Idade: 22 anos
Altura: 1,85 m
Peso: 92 kg
40-yard dash: 4,48s
Supino: não participou
Nota para a escolha: B+/9,0
Vídeo:
3º ROUND / PICK Nº 9 – RB TEVIN COLEMAN – INDIANA
Talento de segundo round – ou até de primeiro - sendo escolhido no terceiro, Tevin é o atleta perfeito para complementar o grupo de running backs. Com um estilo de jogo oposto ao de Freeman, o jogador atua com muita intensidade, sendo capaz de correr tanto por fora quanto por dentro da linha ofensiva e quebrar vários tackles. O corredor de Indiana também pode receber passes e ajudar em bloqueios.
Coleman tem qualidade para assumir a posição de titular, mas nesta temporada deve revezar com Devonta e ser colocado como reserva no depth chart.
Idade: 22 anos
Altura: 1,85 m
Peso: 93 kg
40-yard dash: 4,4s
Supino: 22 repetições com 102 kg
Nota para a escolha: A+/10
Vídeo:
4º ROUND / PICK Nº 8 – WR JUSTIN HARDY – EAST CAROLINA
Com a saída do veterano Harry Douglas e Roddy White nos seus últimos anos da carreira, os Falcons precisavam renovar o grupo de recebedores. Hardy não possui uma grande velocidade e não é um grande alvo em termos de tamanho, mas compensa com muita produtividade e mãos excepcionais.
Juntin bateu o recorde de jogador com mais recepções na carreira na história do College Football, provando que pode ajudar Matt Ryan logo neste ano e inclusive lutar pela vaga de slot receiver.
Idade: 23 anos
Altura: 1,83 m
Peso: 85 kg
40-yard dash: 4,56s
Supino: 11 repetições com 102 kg
Nota para a escolha: B+/9,0
Vídeo:
5º ROUND / PICK Nº 1 (trade up, via Vikings) – DT GRADY JARRETT – CLEMSON
Filho do lendário linebacker Jessie Tuggle, que está no Hall of Fame de Atlanta e teve sua camisa nº 58 aposentada, Grady é mais um que cresceu torcendo para os Falcons. Se já não bastasse torcer para a equipe, o jogador é um dos maiores steals deste Draft, pois era considerado por muitos um prospect de segundo ou terceiro round.
Jarrett é um pouco baixo para a NFL, mas destaca-se pela agilidade e explosão, além de ser sólido contra o jogo corrido. É provável que o atleta seja reserva nesta sua primeira temporada, mas tem tudo para colaborar bastante na rotação e lutar pela titularidade em alguns anos.
Idade: 22 anos
Altura: 1,85 m
Peso: 138 kg
40-yard dash: 5,06s
Supino: 30 repetições com 102 kg
Nota para a escolha: A+/10
Vídeo:
7º ROUND / PICK Nº 8 – OT/OG JAKE RODGERS – EASTERN WASHINGTON
Rodgers foi a única escolha para reforçar a questionada linha ofensiva dos Falcons. O jogador possui um bom físico, é ágil e versátil, podendo também atuar em todas posições.
Segundo Dan Quinn, a princípio o jogador será utilizado como offensive tackle, mas muitos afirmam que a sua posição ideal na NFL é como guard. De qualquer forma, Jake precisa de tempo para evoluir e não deve passar de um reserva nas primeiras temporadas.
Idade: não informado
Altura: 1,98 m
Peso: 145 kg
40-yard dash: 5,24s
Supino: 24 repetições com 102 kg
Nota para a escolha: B-/8,0
Vídeo:
7º ROUND / PICK Nº 32 – S AKEEM KING – SAN JOSE STATE
King passou despercebido por muitos por vir de uma pequena universidade, mas pode tornar-se um dos maiores sleepers desse Draft. O jogador é alto, não foge do contato e bastante rápido pelo seu tamanho, possuindo, assim com Jalen Collins, o tipo físico ideal para o novo head coach dos Falcons.
Quinn e Dimitroff declararam que primeiramente o testarão como cornerback, já que ele atuou nesta posição em San Jose State, mas se não der certo voltará a ser safety. Assim como Jake, Akeem também precisa de tempo para evoluir, mas mostra que tem potencial para ser algo mais que apenas um reserva.
Idade: não informado
Altura: 1,90 m
Peso: 96 kg
40-yard dash: 4,41s
Supino: 20 repetições com 102 kg
Nota para a escolha: B/8,5
Vídeo:
AVALIAÇÃO GERAL
Os Falcons escolheram jogadores para a maioria das posições que necessitavam de reforços e ao mesmo tempo conseguiram selecionar o melhor prospect disponível. Discutivelmente o melhor Draft entre as 32 equipes da NFL, nota A-/9,2.