Disputas de posições para acompanhar neste training camp
- Guilherme L. Nascimento
- 1 de ago. de 2015
- 6 min de leitura

Após meses de espera, os Falcons deram início ao seu training camp na manhã desta sexta-feira (31/07). Com o final programado para o dia 19 de agosto, os jogadores passarão por uma intensa preparação para a temporada deste ano, que inclui treinos em campo - que são abertos para ao público -, na academia e horas de estudo do playbook.
Ao comando de uma nova comissão técnica, chefiada pelo head coach Dan Quinn e os coordenadores ofensivo e defensivo Kyle Shanahan e Richard Smith, respectivamente, 90 atletas competirão entre si por 53 vagas no roster principal e 10 no practice squad da equipe. Apesar disto, sabemos que Matt Ryan, Julio Jones, Roddy White e vários outros jogadores incontestáveis já estão garantidos neste grupo que irá participar da temporada regular pela equipe, tornando a disputa por uma vaga ainda mais difícil para os novatos ou não ainda consolidados.
Com isso, nós do Dirty Bird Brasil resolvemos analisar detalhadamente cada uma dessas batalhas que acontecerão em Flowery Branch. Confira as chances e quais obstáculos cada jogador terá de vencer para alcançar uma posição o elenco dos Falcons:
QUARTERBACK
A posição de quarterback parece ser a única qual não há dúvidas: Matt Ryan é o titular da equipe deste 2008 e certamente continuará sendo por mais vários anos. Quanto ao seu backup, o já experiente T.J. Yates deverá levar vantagem sobre Sean Renfree, mas terá que provar seu valor, já que não foi bem na pré-temporada passada. Enquanto isso, Sean Renfree vem sendo trabalhado desde 2013 e pode surpreender.
RUNNING BACK
Contando com cinco jogadores nesta pré-temporada, o grupo de running back dos Falcons é sem dúvidas um dos mais intrigantes entre as 32 equipes da liga. Pela posição de titular, temos a briga entre o segundo anista Devonta Freeman - favorito por já ter atuado em uma temporada - e o rookie Tevin Coleman, onde o perdedor possivelmente será o primeiro reserva.
Antone Smith, que fez ótimas partidas em 2014 e volta de lesão, é o mais cotado para ser o terceiro corredor, qual também deve ganhar bastante oportunidades na rotação. Jerome Smith e Terron Ward correm por fora.
FULLBACK
Apesar de ser menos utilizado nos esquemas ofensivos atuais, as equipes costumam sempre ter um fullback no elenco. Atualmente Atlanta possui dois: Patrick DiMarco e Collin Mooney, e certamente terá de cortar um deles ao final do training camp. DiMarco foi o titular na temporada passada e possivelmente tem uma pequena vantagem devido a isto, mas Mooney apresenta versatilidade e pode surpreender.
WIDE RECEIVER
Assim como o quarterback, já sabemos quem serão os wide receivers titulares: Julio Jones e Roddy White. Contudo, a disputa pelas posições de slot receiver, segundo e terceiro reserva prometem. Leonard Hankerson, o calouro Justin Hardy e os veteranos Devin Hester e Eric Weems são os nomes mais cotados para saírem como "vencedores", mas Freddie Martino, Nick Williams, Bernard Reedy, Carlton Mitchell e Marquez Clark tentam uma arrancar uma vaga entre o próvavel grupo de seis WRs que farão parte do roster principal ou no practice squad.
TIGHT-END
Dono da posição na temporada passada, Levine Toilolo não fez boas atuações e foi questionado pela torcida. Neste ano, o jogador tem a concorrência de Jacob Tamme e Tony Moeaki, sendo o primeiro o favorito a ser o tight-end efetivo da equipe, com Moeaki e Toilolo lutando para serem o primeiro e segundo reserva. O veterano Mickey Shuler e o rookie Beau Gardner brigam por uma vaga no practice squad.
LINHA OFENSIVA
Com a mudança para um novo esquema de bloqueio e o alto índice de jogadores se recuperando de lesão, a linha ofensiva dos Falcons para 2015 é uma incógnita.
Nas extremidades, Jake Matthews deverá ser o responsável por protegem o blind side de Matt Ryan, enquanto Ryan Schraeder e o veterano Tyler Polumbus (que já atuou sob o comando de Shanahan) lutam pela titularidade como right tackle. Lamar Holmes, Pierce Burton e os calouros Jake Rodgers e Matt Huffer buscam vagas para compor a rotação.
Na posição de guard, Joe Asamoah é um dos poucos que apresenta um bom desempenho, portanto é a unanimidade na direita. Já na esquerda, o veterano de 32 anos e recém-chegado em Atlanta Chris Chester deve ser o titular, já que também já jogou para Kyle nos Redskins. Peter Konz e Mike Person devem ser os reservas, tendo as sombras de Eric Lefeld, Adam Replogle e Jared Smith, que duelam por uma vaga como reserva ou para figurarem no elenco do practice squad durante a temporada.
No centro, Joe Hawley ficou fora de boa parte da temporada passada por lesão, mas se estiver recuperado, deverá vencer a disputa com James Stone, Peter Konz e Valerian Ume-Ezeoke facilmente. Ezeoke não deve ser um dos 53 jogadores do roster, mas tem potencial e pode permanecer na equipe para ser mais bem trabalhado.
LINHA DEFENSIVA
Pela primeira vez nos últimos anos, a linha defensiva dos Falcons finalmente empolga os fãs pelo seu pontencial.
Como LEO, ou o defensive end mais atlético do esquema de Quinn, a badalada escolha de primeiro round Vic Beasley, Kroy Biermann e O'Brien Schofield são os principais nomes. Vic sem dúvidas é o futuro titular da posição, mas deve revezar principalmene com Biermann durante as partidas nesta sua primeira temporada. No lado oposto da linha, ou strong-side defensive end, Adrian Clayborn e Tyson Jackson deveram partilhar a maioria dos snaps, com uma possível participação do defensive tackle Ra’Shede Hagemen. Enquanto Mallicah Goodman, Cliff Matthews e Tyler Starr trabalham para ganhar vagas como reservas, Sam Meredith precisa destacar-se bastante durante o training camp para continuar na equipe.
No interior da linha, dividiremos as posições como defensive tackle 3-tech e nose tackle/defensive tackle 1-tech. Começando com a primeira e mais disputada, Ra'Shede Hageman, Jonathan Babineaux e Grady Jarrett devem compor a rotação dos DTs 3-tech, supostamentenesta nesta mesma ordem apresentada, mas com todos os três atuando frequentemente nos jogos. Ao seu lado, Paul Soliai deve ser o DT 1-tech principal, com Ricky Havili-Heimuli como reserva e a colaboração do defensive end Tyson Jackson em certos momentos. Joey Mbu é um jogador para ser muito bem observado, podendo inclusive roubar a vaga de Havili-Heimuli, e Warren Herring busca o practice squad.
LINEBACKER
Assim com a linha defensiva, o corpo de linebackers dos Falcons foi reforçado e chega mais sólido para esta temporada. Como middle linebacker, Paul Worrilow é o favorito, tendo como reservas Nate Stupar e Marquis Spruill (que volta de lesão e precisa provar-se durante esta pré-temporada para conquistar uma vaga).
Para strong side linebacker, os Falcons contam com Brooks Reed e Joplo Bartu, sendo o primeiro o mais cotado para ser o dono da posição. Já para o lado oposto, como weak side linebacker, o recém-chegado Justin Durant deve assumir a maior parte dos snaps, com Stansly Maponga como reserva e Derek Akunne, Allen Bradford, Boris Anyama e Tyler Starr brigando por uma terceira vaga. Além disto, podemos esperar uma participação do defensive end Vic Beasley como Will, pricipalmente em situações de blitz.
CORNERBACK
Indo para sua terceira temporada na liga, Desmond Trufant mostra a cada dia ter um imenso potencial, portanto é indiscutivelmente um dos cornerbacks titulares. Já o proprietário da segunda vaga virá da batalha entre Robert Alford e o novato Jalen Collins.
Para a função de nickelback, Phillip Adams é o nome em destaque, mas Alford e Dezmen Southward também possuem chances sólidas. Akeem King, junto de Southward, devem assumir a reserva como nickel ou right/left corner; Michael Lee, Jonathon Mincy e Kevin White buscam primeiramente o practice squad.
SAFETY
Ainda que tenha lutado contra lesões no ano passado, o veterano William Moore é o favorito para ser o strong safety dos Falcons. Assim como na temporada passada, Kemal Ishmael será certamente o substituto de Moore.
Em oposto, o cargo de free safety não possui um único titular desde a saída do questionável Thomas DeCoud em 2014. Com a possível mudança de Dezmen Southward para cornerback, o ex-cornerback Ricardo Allen e o experiente Charles Godfrey duelarão neste training camp pela posição.
Akeem King atuou a maior parte de sua carreira no college como safety e pode também contribuir na rotação. Sean Baker, Terrell Floyd, Damian Parms e Robenson Therezie correm atrás de uma oportunidade no practice squad.
SPECIAL TEAMS
Os ofícios nos times especiais são os únicos que não apresentam dúvidas. Matt Bryant será o kicker, Matt Bosher o punter, Josh Haris o long snapper e Devin Hester e Eric Weems compartilharão os retornos de kickoff e punt.
Foto: Thomson20192 - Flickr (http://migre.me/qZWyY)