Preview - Temporada regular 2015
Sob o comando de um novo head coach e com diversas mudanças no elenco, os Falcons iniciam nesta segunda a sua caminhada em busca de redenção, já que nos últimos dois anos terminou com mais derrotas do que vitórias.
A mudança da comissão técnica e os reforços (vindos do free agency e do Draft) empolgam, mas a desconfiança ainda persiste em meio a torcida. Atlanta terminou a pré-temporada com o recorde de 2-2, sendo ambas as vitórias dentro do Georgia Dome. Enquanto os titulares - com exceção da linha ofensiva - mostraram evolução nos poucos minutos que atuaram, os reservas foram inconsistentes e mostraram fragilidade na rotação.
Devido a estas e outras dúvidas, resolvi analisar as 16 partidas que os comandados de Dan Quinn disputarão e tentar prever qual será o recorde final e as chances de playoffs.
Sem mais delongas, vamos aos nossos palpites de como será o desempenho dos Falcons na temporada regular deste ano:
SEMANA 1 - Philadelphia Eagles - CASA
Apesar de ter uma tabela considerada por muitos fácil, Atlanta inicia a temporada com uma "pedreira". Mesmo com as várias mudanças que o head coach Chip Kelly fez em Philadelphia, a equipe apresentou-se de forma sólida ao vencer três dos quatro jogos na preseason.
É provável que a defesa e principalmente a linha ofensiva sofram para segurar os Eagles, mas a dupla Matt Ryan e Julio Jones tem tudo para desequilibrarem o duelo, além de que a estreia diante da torcida e em "horário nobre" deve dar a Atlanta as forças necessárias para começar com uma vitória. No entanto, o resultado adverso não será nada fora do comum.
Palpite: Falcons 30-24 Eagles, 1-0.
SEMANA 2 - New York Giants - FORA
Animados com a vitória na estreia, os Falcons viajam a East Rutherford para enfrentar os Giants. A equipe da casa pode ser considerada semelhante aos Falcons de 2014: possui um ataque forte, mas uma defesa instável e cheia de desfalques.
Em virtude disto, é esperado um jogo aberto e focado nos ataques no MetLife Stadium, portanto quem conseguir impor o seu pass rush levará vantagem. Como New York ainda não contará com o defensive end Jason Pierre-Paul e Atlanta parece ter melhorado neste quesito, vitória para os visitantes.
Palpite: Giants 21-27 Falcons, 2-0.
SEMANA 3 - Dallas Cowboys - FORA
Ainda que tenha perdido o running back DeMarco Murray, os Cowboys ainda possuem um ataque extremamente perigoso. A defesa, o ponto fraco da equipe no ano passado, foi reforçada e aparenta estar mais compacta.
A chave da partida para os Falcons será novamente o pass rush, que terá que ser bastante efetivo contra a excelente linha ofensiva de Dallas. Ainda que tudo é possível na NFL, prevejo a primeira derrota.
Palpite: Cowboys 31-17 Falcons, 2-1.
SEMANA 4 - Houston Texans - CASA
De volta ao Georgia Dome, os Falcons recebem os Texans e sua forte defesa, lideradas pelo temível defensive end J.J. Watt. A equipe possui um grande pass rush que, mesmo contando com uma grande evolução da nossa offensive line, deverá impor-se durante o embate; por outro lado, Houston sofre na posição de quarterback e ainda não deverá contar com Arian Foster para balancear as investidas, dificultando muito suas chances de vitória.
Palpite: Falcons 24-13 Texans, 3-1.
SEMANA 5 - Washington Redskins - CASA
A meu ver a partida mais fácil da temporada, portanto as chances de uma vitória tranquila são grandes. O instável Kirk Cousins foi nominado o titular enquanto Robert Griffin III será seu reserva e a defesa continua com inúmeras falhas, apesar de estar ao comando de um novo coordenador.
Palpite: Falcons 41-13 Redskins, 4-1.
SEMANA 6 - New Orleans Saints - FORA
E na primeira disputa dentro da divisão, nada melhor que um clássico contra o maior rival. Ainda que seja em New Orleans, deveremos ter um jogo equilibrado e que será definido somente no último quarto.
Jimmy Graham foi para Seattle, mas em contrapartida a dupla Brees e Cooks deverá estar afiada. Graças a isto, infelizmente antecipo uma derrota.
Palpite: Saints 30-27 Falcons, 4-2.
SEMANA 7 - Tennessee Titans - FORA
Já tendo vencido os Titans neste ano, os Falcons agora enfrentam o rookie Marcus Mariota no LP Field.
Mesmo tendo se reforçado, a equipe de Nashville ainda não está pronta para conquistar um recorde positivo. Da mesma forma que na preseason, Matt Ryan e companhia deverão dominar o jogo, equanto a nossa defesa aproveita-se dos erros da segunda escolha do Draft deste ano.
Palpite: Titans 17-27 Falcons, 5-2.
SEMANA 8 - Tampa Bay Buccaneers - CASA
Depois de vencer o Mariota, a defesa de Richard Smith e Raheem Moris volta a enfrentar um quarterback novato: Jameis Winston, a first pick deste Draft.
2015 será um ano de reconstrução para os Bucs, portanto é esperado uma melhora significativa em relação a temporada passada, mas não o suficiente para disputar o título da NFC Sul.
Palpite: Falcons 31-14 Buccanneers, 6-2.
SEMANA 9 - San Francisco 49ers - FORA
Desmanche é a palavra que resume a offseason e, consequentemente, define o futuro dos 49ers nesta temporada. Enquanto o ataque perdeu Frank Gore e continua ao comando do inconsistente Colin Kaepernick, a defesa está longe de ser a que venceu os Falcons no NFC Championship Game e levou a equipe ao Super Bowl em 2013.
Entretanto, não espero uma vitória fácil. As linhas ofensiva e defensiva terão de fazer sua parte, caso contrário há chances de um tropeço acontecer.
Palpite: 49ers 17-33 Falcons, 7-2.
SEMANA 10 - BYE
SEMANA 11 - Indianapolis Colts - CASA
Para muitos analistas, a equipe dos Colts é um dos Super Bowl contenders deste ano. Este "título" não é a toa, pois, por exemplo, o já explosivo ataque ganhou as adições de Frank Gore e Andre Johnson.
Embora estar jogando em casa, esta é discutivelmente a partida mais difícil da tabela e os Falcons não são favoritos. Poderemos vencer? Sim, mas a derrota é mais provável e extremamente normal.
Palpite: Falcons 24-30 Colts, 7-3.
SEMANA 12 - Minnesota Vikings - CASA
Se for preciso definir um time que pode surpreender, meu palpite seria sem dúvidas os Vikings. A franquia de Minnesota conta com a volta do running back Adrian Peterson, um Teddy Bridgewater mais experiente e uma defesa sólida, tornando-se um time difícil de ser batido.
Por todos estes motivos, espera-se um duelo bastante nivelado no Georgia Dome. Pelas linhas ofensiva e defensiva ainda serem duas incógnitas, arrisco uma "zebra" em Atlanta.
Palpite: Falcons 26-27 Vikings, 7-4.
SEMANA 13 - Tampa Bay Buccanneers - FORA
O jogo agora é no Raymond James Stadium, mas os argumentos apresentados para o Georgia Dome valem para qualquer estádio.
Palpite: Buccaneerss 24-34 Falcons, 8-4.
SEMANA 14 - Carolina Panthers - FORA
Sem Kelvin Benjamin, a vida de Cam Newton e dos nossos rivais de divisão ficará muito mais difícil. A defesa, que conta com o excelente linebacker Luke Kuechly, continua consistente, mas não poderá "carregar o time nas costas" por 16 partidas. Se a linha ofensiva atuar de forma no mínimo mediana, mais uma vitória para a conta de Dan Quinn e companhia.
Palpite: Panthers 20-24 Falcons, 9-4.
SEMANA 15 - Jacksonville Jaguars - FORA
Nos últimos anos, Jacksonville foi sinônimo de "saco de pancadas" para NFL. Com Blake Bortles no seu segundo ano e o rookie T.J. Yeldon, os Jaguars tendem a melhorar e dar um pouco mais de alegrias para sua torcida, mas ainda não o necessário para parar o ataque dos Falcons.
Palpite: Jaguars 13-28 Falcons, 10-4.
SEMANA 16 - Carolina Panthers - CASA
Se Atlanta é capaz de vencer no Bank of America Stadium, o mesmo é esperado para o Georgia Dome.
Palpite: Falcons 23-13 Panthers, 11-4.
SEMANA 17 - New Orleans Saints - CASA
Contando com um recorde semelhante dos Saints - que possuem uma schedule de dificuldade semelhante -, esta pode ser a partida que irá definir o campeão da divisão.
Se chegarmos a dezembro com os principais atletas do roster saudáveis, o fator casa deverá fazer a diferença, nos levando de volta aos playoffs.
Palpite: Falcons 34-31 Saints, 12-4.
Prever resultados no futebol americano é algo terrivelmente complicado por inúmeros fatores, basta um jogador machucado, por exemplo, e o trabalho do ano inteiro vai por água abaixo. Portanto, peço que não "cornete" quem vos fala pelas opiniões apresentadas aqui, pois as chances do oposto acontecer não são pequenas.
Quanto ao desempenho dos Falcons, acredito em uma evolução significativa em relação ao ano passado, o bastante para nos levar de volta a pós-temporada; ao nosso favor também está a dificuldade da tabela, qual como falado no início desta coluna, é considerada a mais fácil da liga. Após isto, me recuso a imaginar, já que as variáveis são muitas e teríamos que palpitar sobre quem também chegaria aos playoffs.
Agora passo a vez para você Dirty Bird, quais são as suas previsões para a temporada?
Foto: Pete Sheffield - Flickr (http://migre.me/ruun9)