Segundo melhor time da NFC, Atlanta termina a temporada regular com um recorde de 11-5
Após três temporadas terminando com recordes negativos ou neutros, os Falcons atingiram a décima primeira vitória ontem diante do rival New Orleans Saints em 16 jogos. Além disto, a equipe chega aos playoffs como o segundo melhor time da NFC - atrás apenas do Dallas Cowboys - e o quarto de toda a liga.
Passando por uma grande reconstrução defensiva desde a chegada de Dan Quinn, poucos esperavam o desempenho apresentado pela franquia até aqui. Diante da tabela mais difícil da liga entre todos os 32 times, a equipe foi capaz de apresentar um histórico e memorável ataque - indiscutivelmente o melhor da temporada, sendo o sétimo com mais pontos na história da NFL - e muito potencial defensivo, perdendo apenas cinco partidas e todas elas por uma diferença de no máximo nove pontos.
Se não bastasse o desempenho geral, Atlanta também destacou-se individualmente. Matt Ryan é talvez o principal candidato ao prêmio de MVP, Vic Beasley foi o jogador com mais sacks e fumbles forçados da temporada, Deion Jones é um nome bastante comentado na disputa pelo prêmio de Calouro Defensivo do Ano e Keanu Neal igualou a marca de mais fumbles forçados por um calouro defensive back na história da NFL. Tudo isso ainda sem comentar a qualidade do backfield, a profundidade do corpo de recebedores e a evolução de alguns atletas, assuntos que falaremos mais no futuro.
Agora em busca do tão sonhado Super Bowl, a equipe possui ótimas chances de ser bem-sucedida na pós-temporada e é vista como o time mais capaz de desbancar Patriots e Cowboys, por exemplo. Ainda assim, independentemente do resultado da caminhada que começará no dia 14 às 19h35, o saldo da temporada já é sem duvidas extremamente positivo.
Foto: Erik Drost - Flickr