top of page

Pré-jogo: Atlanta Falcons vs New England Patriots - Super Bowl LI


Após quase duas semanas de muita ansiedade, a espera está próxima do fim. Neste domingo, mais precisamente às 21h30, Falcons e Patriots entram em campo para disputar o Super Bowl, a final da NFL. Em sua edição número 51, a partida acontecerá no NRG Stadium, em Houston, no estado do Texas.


Talvez um dos Super Bowls mais esperados dos últimos anos, Atlanta e New England estão destinados a fazerem um jogo extremamente igual e de muitos pontos, especialmente devido a presença de dois dos três principais candidatos ao prêmio de "Most Valuable Player" da temporada regular. Enquanto os Patriots levam uma enorme vantagem em Super Bowls disputados - são quatro vitórias em oito participações, enquanto o time do estado da Georgia irá apenas para sua segunda, tendo sido derrotada na primeira aparição -, o histórico do confronto apresenta o equilíbrio previsto para o jogo de amanhã: vencedor dos últimos quatro duelos entre as equipes, a franquia de Tom Brady e companhia tem uma pequena vantagem sobre os Falcons, tendo levado a melhor sete vezes contra seis nas 13 partidas disputadas na história.


Ainda que contra a defesa que menos cedeu pontos na temporada regular, impor o ataque - que possui uma profundidade tática e técnica assustadora e vários matchups favoráveis - não será o maior desafio para Atlanta finalmente levantar o tão sonhado Vince Lombardi Trophy, mas sim parar o camisa 12 de New England. Tendo anulado de forma impressionante o forte ataque aéreo de Green Bay no NFC Championship Game, a defesa de Dan Quinn já provou que pode sim atuar em alto nível, compensando a falta de experiência com muita intensidade. Para realizar o mesmo feito, a chave será pressionar com consistência o quarterback adversário: enquanto Brady acertou 74% dos seus passes sem ser incomodado dentro do pocket, este número cai para 51% quando o pass rush do oponente é efetivo; o mesmo também serve para Matt Ryan, que possui números parecidos e pode ter sua performance afetada quando pressionado.


Para o confronto, o head coach dos Falcons - que irá para seu terceiro Super Bowl na carreira - terá todos os seus atletas à disposição, ainda que Julio Jones, Alex Mack e Dwight Freeney tenham treinado de forma limitada durante a semana. Por parte dos Patriots, sete jogadores estão marcados como questionáveis, com destaque para os nomes do wide receiver Chris Hogan, tight end Martellus Bennett, defensive tackle Alan Branch e linebacker Dont'a Hightower. Para mais detalhes, confira o injury report completo.


A partida, que terá seu intervalo comandado por Lady Gaga, terá transmissão na televisão brasileira dos canais ESPN e Esporte Interativo, além do acompanhamento em tempo real feito em nosso twitter: @dirtybirdbrasil.


Foto: Seatacular / Changes: photo decolorized and with written upon


bottom of page