Falcons anunciam Steve Sarkisian como novo coordenador ofensivo
Depois de perder Kyle Shanahan na noite de ontem para San Francisco, os Falcons trabalharam rápido e assinaram na tarde desta terça-feira com Steve Sarkisian para ser o novo coordenador ofensivo da equipe.
Sark, como é frequentemente chamado, possui 42 anos e começou sua carreira como técnico de quarterbacks no College Football. Após algumas passagens por USC - onde também atuou como coordenador ofensivo e head coach assistente - e Raiders na mesma posição, sua única experiência na NFL, o treinador chegou ao cargo de head coach da Universidade de Washington de 2009, mas acabou demitido em 2013, após temporadas de pouco sucesso ao comando dos Huskies.
Steve então transferiu-se novamente para os Trojans, onde passou pela maior polêmica de sua carreira: em outubro de 2015, o treinador foi primeiramente afastado e depois dispensado devido a diversos problemas causados por alcoolismo. Após quase um ano fora das sidelines - período onde esteve em contato com Dan Quinn e visitou os Falcons durante o training camp -, Sarkisian assinou com Alabama como analista ofensivo no final de 2016 e em seguida promovido ao cargo de coordenador do ataque em janeiro deste ano.
Dentro de campo, o novo coordenador do melhor ataque da última temporada da NFL costuma aplicar um esquema com as filosofias de spread offense e hurry-up no-huddle offense com package plays, tight ends flexíveis e um forte jogo terrestre - talvez o maior destaque de Sark, que teve de 2009 a 2014 um running back em seu time terminando a temporada com mais de 1000 jardas -, características parcialmente adotadas por Shanahan (com exceção do HUNH, que foi pouco usado por ele em Atlanta). Ainda assim, é muito provável que a equipe mantenha o atual sistema, fazendo apenas adições e pequenas mudanças.
Foto: Neon Tommy - Flickr