Richard Smith e Bryan Cox não devem permanecer para a próxima temporada
Menos de uma semana depois da derrota no Super Bowl, os Falcons já então trabalhando a todo vapor para repor as perdas e realizar outras mudanças no coaching staff. Após assinar com Steve Sarkisian para o cargo de coordenador ofensivo e promover Keith Carter para o de técnico dos running backs, a equipe agora não pretende manter o coordenador defensivo Richard Smith e o técnico da linha defensiva Bryan Cox para a próxima temporada, informação divulgada pelo jornalista Alex Marvez.
Smith, de 61 anos, possui um extenso currículo na NFL e chegou a Atlanta em 2015, junto de Dan Quinn. Considerando que a especialidade do head coach é a defesa, não se sabe quanto Smith influenciou na montagem do elenco e no sistema de jogo, no entanto, após um começo ruim da unidade, diversas fontes afirmam que Quinn passou a ser o responsável pelas chamadas defensivas a partir do meio da temporada regular, período onde a defesa evoluiu consideravelmente, tornando-se destaque nos playoffs e no Super Bowl. Ainda segundo Marvez, há chances de Richard assumir outro cargo na equipe.
Já a história de Cox é um pouco diferente. Ex-jogador e desde 2014 na franquia, o treinador sobreviveu à mudança da comissão técnica e permaneceu nos Falcons sobre o comando de Quinn. Com uma possível demissão já especulada devido a ineficiência do pass rush, 2016 foi a única temporada sob seu comando em que a equipe pressionou com eficiência o quarterback adversário.
Para os cargos em aberto, alguns nomes são bastante cotados: Marquand Manuel, atual técnico da secundária de Atlanta, é o favorito para assumir o comando da defesa, enquanto Bryant Young, lendário defensive tackle dos 49ers e ex-ténico da linha defensiva de três equipes na NCAA - tendo trabalhado em Florida Gators com Quinn -, deve ser o substituto de Cox.