top of page

Promessa cumprida: conheça a emocionante história por trás de Takkirist McKinley



“Eu disse a ela antes de falecer que eu iria viver meu sonho, eu iria jogar na primeira divisão (do College Football), eu iria sair de Richmond, eu iria sair de Oakland. Eu iria para a NFL. Eu fiz uma promessa a ela, cara. 30 segundos depois ela faleceu. É por ela que eu faço (jogo)”. Em meio a essas palavras e inclusive um palavrão – qual não renderá uma multa ao jogador – Takkirist McKinley emocionou os presentes ao subir as escadas do Philadelphia Museum of Art para receber a camisa de Atlanta das mãos de Roger Goodell, trazendo ao mundo toda sua história de superação.


Sem nunca ter conhecido seu pai, Takk foi abandonado por sua mãe aos 5 anos de idade e criado com inúmeras dificuldades - “ela basicamente pagava as contas coletando garrafas de água e latas”, nas palavras do jogador - por Myrtle Collins, sua avó. Em 2011, instantes antes de falecer, Collins ouviu de seu neto a promessa de que iria construir uma vida longe das dificuldades e que iria jogar em uma equipe da FBS, a primeira divisão do futebol americano universitário.


Em adição a já sofrida vida do atleta, tornar suas palavras em realidade não vieram sem mais dificuldades. Inicialmente comprometido com a Universidade da California, Berkeley, o jogador acabou perdendo o horário de uma de suas visitas por um triste motivo: ter passado meses sem dormir em uma cama. Ainda que o ocorrido não tenha comprometido sua avaliação pela universidade, Takkarist não foi aprovado em CAL por não possuir nota suficiente e só chegou a UCLA após passar por uma junior college, processo também dificultoso na vida do atleta, já que Angus McClure – treinador da linha ofensiva dos Bruins – descobriu após muito esforço que Takkarist não havia recebido uma nota por uma classe cursada nas férias, qual aumentaria sua média o suficiente para sua entrada na universidade.


Com a promessa cumprida, Takk agora possui mais um desafio: recuperar-se da cirurgia no ombro e fazer a tão difícil transição para o nível da NFL. No entanto, se o jogador apresentar essa mesma determinação e intensidade dentro de campo, seu futuro será brilhante com a camisa dos Falcons.

bottom of page