Pós-jogo: Atlanta Falcons 20-17 New Orleans - Semana 14, temporada 2017
Como já era de se esperar, emoção não faltou no grande clássico da NFC Sul. Em um jogo decidido pelos erros dos quarterbacks, os Falcons deram o primeiro passo nas quatro partidas finais decisivas ao vencer o rival New Orleans Saints pelo apertado placar de 20 a 17. Válida pela décima quarta rodada da temporada regular da NFL, a partida aconteceu no Mercedes-Benz Stadium e trouxe a equipe de volta a briga por uma vaga na pós-temporada e até pelo título da divisão.
O JOGO
Equilibro é a palavra que melhor resume o primeiro tempo do confronto. Com boas atuações das defesas, Matt Ryan e Drew Brees só tiverem sucesso quando as unidades opostas oscilaram e acabaram indo para os vestiários empatados, algo que poderia ter sido diferente se o camisa dois não tivesse sido interceptado nos últimos segundos do segundo quarto em uma campanha repleta de decisões ruins ou New Orleans não tivesse cometido uma falta durante um field goal e perdido a oportunidade de chutá-lo novamente devido a polêmica 10-second runoff rule.
Na volta do intervalo, uma interceptação de Ryan - mais uma vez vinda de drop, algo já comum nessa temporada - logo no primeiro snap do quarto serviu como um balde de água fria no torcedor do time da casa; para piorar, a mesma rendeu um touchdown dos Saints, que viraram o jogo e possuíam todo o momento da partida consigo. No entanto, em nenhum momento a equipe de Sean Payton conseguiu aproveitar a vantagem, parando sempre na defesa de Atlanta após three and outs e campanhas curtas.
Mesmo vendo Ryan lançar sua terceira interceptação, esta dentro da red zone em um passe pífio para Julio Jones, o constante retorno ao gramado do ataque fez bem ao time, que aproveitou-se do cansaço, lesões e inúmeras faltas da defesa adversária e virou o confronto com Mohamed Sanu e Matt Bryant. Já dentro dos dois minutos finais, New Orleans - após arriscar e conquistar o first down em uma quarta descida já em área de field goal - chegou à beira da end zone e teve a chance de no mínimo empatar o confronto, mas novamente a defesa de Dan Quinn apareceu para garantir a vitória dos Falcons, agora com uma linda interceptação do linebacker Deion Jones.
PONTUAÇÃO
1º QUARTO
FIELD GOAL SAINTS: K Wil Lutz, chute de 34 jardas;
FIELD GOAL FALCONS: K Matt Bryant, chute de 28 jardas.
2º QUARTO
TOUCHDOWN FALCONS: RB Devonta Freeman, corrida de 1 jarda. XP convertido;
TOUCHDOWN SAINTS: WR Tommylee Lewis, passe de 26 jardas do QB Drew Brees. XP convertido.
3º QUARTO
TOUCHDOWN SAINTS: WR Tommylee Lewis, passe de 1 jarda do QB Drew Brees. XP convertido.
4º QUARTO
TOUCHDOWN FALCONS: WR Mohamed Sanu, passe de 8 jardas do QB Matt Ryan. XP convertido;
FIELD GOAL FALCONS: K Matt Bryant, chute de 52 jardas.
MELHORES MOMENTOS
Clique aqui.
NÚMEROS EM DESTAQUE
FALCONS
QB Matt Ryan: 15/27 passes para 221 jardas, 1 TD e 3 INTs;
RB Devonta Freeman: 24 corridas para 91 jardas e 1 TD;
RB Tevin Coleman: 9 corridas para 32 jardas;
WR Julio Jones: 5 recepções para 98 jardas;
WR Mohamed Sanu: 6 recepções para 83 jardas e 1 TD;
LB Deion Jones: 7 tackles individuais mais 6 assistências (líder da equipe no quesito) e 1 INT;
DE Adrian Clayborn e DT Dontari Poe: 1 sack cada.
SAINTS
QB Drew Brees: 26/35 passes para 271 jardas, 2 TDs e 1 INT;
RB Mark Ingram: 12 corridas para 49 jardas mais 4 recepções para 43 jardas;
WR Michael Thomas: 10 recepções para 117 jardas e 1 TD;
WR Tommylee Lewis: 2 recepções para 30 jardas e 1 TD;
LB Manti Te'o: 8 tackles individuais mais 2 assistências (líderes da equipe no quesito).
OUTRAS CONSIDERAÇÕES
Matt Ryan voltou a forçar passes pífios, quase custando a vitória da equipe com turnovers;
Steven Sarkisian sofreu mais uma vez para ajustar o plano de jogo aéreo e foi responsável em partes pelas interceptações, já que poucas vezes os recebedores se encontravam livres;
Defesa aproveitou-se a lesão de Alvin Kamara no início do jogo e fez uma grande partida contra o jogo terrestre. Pelo ar, Desmond Trufant teve muitas dificuldades para marcar Michael Thomas;
Injury report pós-jogo: RB Tevin Coleman (concussão, deixou o jogo permanentemente), CB Brian Poole (costas, deixou o jogo permanentemente) e CB Robert Alford (joelho, retornou a campo).
PRÓXIMO CONFRONTO
Reencontrando o rival, os Falcons viajam até a Flórida para enfrentar a equipe do Tampa Bay Buccaneers no Monday Night Football. A partida começa às 23h30, no horário de verão Brasília.
Foto: Seatacular, under the CC BY-NC-SA 2.0 / Changes: photo decolorized and with written upon